Fernando Barreto (1935-2014), artista plástico natural de Araxá, Minas Gerais, tem preferência pela representação de séries temáticas na pintura, alternando entre a pesquisa gestual e emblemática da figura humana, o imaginário poético da paisagem urbana ou rural, e por vezes o concreto conceitual explorado na técnica do óleo, da têmpera seca e da madeira estratigrafada.  

Foi Professor na Universidade de Brasília, UFRJ, UFPe e UFF. No seu laboratório de restauração atendeu a museus, IPHAN e colecionadores.



Luta & Prazer, um jornal alternativo, editado no Rio de Janeiro e também distribuído em outras capitais do Brasil. Foram publicadas 18 edições, sendo a primeira de agosto de 1981 e a última de maio de 1983.


Sylvia Serra Barreto


FotoUnB

Fotografias dos alunos de Oficina de Fotografiano no Curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília.
Trabalhos finais das turmas de 2003 a 2017.


Calmon Barreto nasceu em Araxá, em 1909. Ainda um menino de onze anos, deixou os sertões do Triângulo Mineiro e foi em busca de conhecimentos na antiga capital, Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1967. Na Casa da Moeda deram-se seus primeiros estudos de Arte. Lá, aprendeu o desenho e a gravura em aço. Breve estaria criando uma série de moedas (as chamadas vicentinas) lançadas em circulação em todo o país. Aos 14 anos, iniciou os estudos na Escola Nacional de Belas Artes, especializando-se em desenho e escultura. Depois de obter as premiações preliminares do Salão Nacional de Belas Artes conquistou, em 1929, o grande prêmio de viagem.  



O projeto DocUnB faz parte do curso de Doutoramento em Ciência da Informação do Professor Juliano Serra Barreto, do Departamento de Desenho Industrial.

DOCUMENTÁRIOS da Universidade de Brasília

O projeto DocUnB é um novo serviço de informação, sobre os filmes documentários produzidos dentro desta Universidade. Trata-se um sistema de buscas para a identificação de grupos da UnB que abordem temas semelhantes ao conteúdo existente em audiovisuais do acervo do Centro de Produção Cultural e Educativa. A UnBTV / CPCE é responsável por grande parte dos audiovisuais realizados dentro da UnB, e é um centro de referência no campo da produção universitária para TV, Vídeo e Cinema.

O sistema gera mensagens que são encaminhadas a grupos específicos, identificados na Internet, alertando sobre a disponibilidade de visualização de documentários de particular interesse para cada área de atuação.